Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Vistoria de imóvel

Antes de assinar o contrato de locação, é necessário fazer uma vistoria no imóvel e criar um documento sobre o estado em que ele se encontra

Publicado por Bernardo César Coura
há 8 anos

Locação

Vistoria

Antes de assinar o contrato de locação, é necessário fazer uma vistoria no imóvel e criar um documento sobre o estado em que ele se encontra. Esse documento será usado quando o inquilino entregar as chaves e servirá de base para avaliar reparos a serem feitos se o imóvel tiver sido danificado.

O que a vistoria deve descrever?

No documento devem ser descritas detalhadamente as condições do imóvel (paredes, portas, revestimentos, metais e louças do banheiro e da cozinha) e de todos os itens instalados (como gabinete de cozinha, lustres e boxe de banheiro).

A qualificação do estado como bom ou regular é subjetiva; para evitar discussões ao final do contrato, anexe fotos à vistoria. O laudo resultante dela deve ser assinado por locador e inquilino.

Quem faz a vistoria?

Geralmente o corretor de imóveis, acompanhado do proprietário e do candidato a inquilino.

O Ibape-SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias) indica a contratação de um perito profissional para assegurar a vistoria e os direitos legais do locatário e do locador. Confira aqui os custos de contratação de um perito.

O que devo fazer se notar problemas após me mudar?

Quem detectar problemas _como rachaduras, manchas, vazamentos ou problemas elétricos_ poderá fazer novo anexo ao contrato e exigir a assinatura do locador. Se o locador se negar a assinar o documento, ele deverá ser registrado em cartório para ser futuramente usado como prova das condições originais do bem.

Fonte: Folha

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1787
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vistoria-de-imovel/257661622

Informações relacionadas

Lucas Daniel Medeiros Cezar, Advogado
Artigoshá 7 anos

Como funciona e qual importância do termo de vistoria inicial e final em imóveis que serão alugados?

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 9 anos

Multa por quebra de contrato de locação de imóveis

Direito Imobiliário ABA RJ, Advogado
Artigoshá 11 meses

A importância do laudo cautelar de vizinhos a obra de construção ou reforma nos casos de responsabilidade civil perante terceiros (vizinhos ou não a obra)

Leonardo Soares, Advogado
Artigoshá 2 anos

O locador tem direito de realizar vistoria no imóvel?

Leonardo Soares, Advogado
Artigoshá 2 anos

O inquilino tem direito a reembolso por obras feitas no imóvel?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estou saindo de um apartamento no final do contrato. A vistoria foi feito e no mesmo dia eu concertei a única coisa anotada na vistoria. Dois dias depois, hoje, recebi notícias que a proprietária pediu as chaves, voltou ao apartamento e mandou varias fotos de sujeira e probleminhas. Isso é legal? Ela tem direito a pegar as chaves e voltar ao apartamento depois da vistoria e antes que tudo está finalizado?? Eu sou obrigado a pagar para esses reparos que ela mandou nos e-mais ao imobiliário mesmo que nada disso foi anotado na vistoria? continuar lendo