Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Dicas para reduzir o valor do condomínio

10 dicas para que os síndicos dos condomínios paulistanos possam enxugar o valor da cota de condomínio paga mensalmente pelos moradores.

Publicado por Bernardo César Coura
há 8 anos

Em tempos de crise econômica, desemprego, inflação e orçamento mais curto, a Lello, empresa líder em administração de condomínios no Estado de São Paulo, listou 10 dicas para que os síndicos dos condomínios paulistanos possam enxugar o valor da cota de condomínio paga mensalmente pelos moradores.

1- Fique de olho nas horas extras.

Em excesso, elas encarecem o condomínio. É importante avaliar o quadro de pessoal, comparando se vale a pena manter equipe própria ou terceirizada. “A folha de pagamentos e encargos deve representar entre 40% e 50% das despesas de condomínio. Se estiver acima disso, precisa ver onde está o desperdício e cortar”, diz Angélica Arbex, gerente de Relacionamento com o cliente da Lello Condomínios.

2- Retenha os talentos em seu quadro funcional.

Contratar é mais caro e improdutivo que aperfeiçoar a equipe. Evitar a rotatividade de funcionários ajuda a reduzir gastos com rescisões e até mesmo com ações trabalhistas.

3- Faça avaliações anuais do quadro de funcionários e das escalas de trabalho.

Essa revisão pode encontrar gorduras e ajudar a racionalizar a despesa com pessoal.

4- Avalie possíveis desperdícios de energia elétrica.

A instalação de minuterias e sensores nas áreas comuns, bem como a adequada programação dos elevadores, ajuda na economia.

5- Crie a cultura de economia de água.

Aacidade agradece e a conta de seu condomínio diminui.

6- Realize manutenções preventivas periódicas.

Elas são muito mais baratas que obras emergenciais.

7- Construa com a sua administradora um planejamento financeiro profissional, descartando a necessidade de emissão de cotas extras para dissídio, décimo terceiro etc.

8- Adote uma postura pró-ativa de combate à inadimplência.

A inadimplência crônica compromete o fluxo de caixa do condomínio e aumenta o valor da cota. “É importante estimular acordos amigáveis mas também adotar medidas mais enérgicas, como o protesto de boletos em aberto por mais de 90 dias, mediante aprovação em assembleia”, diz a gerente da Lello.

9- Exerça uma gestão responsável:

Assim como no orçamento de uma empresa, o condomínio não pode gastar mais do que arrecada.

10- Estimule em seu condomínio uma gestão participativa.

Os condôminos fazendo parte do dia a dia da gestão podem sugerir ideias interessantes e alternativas inteligentes para a gestão do orçamento do condomínio. “O condômino deve se interessar pela administração do condomínio, acompanhando os gastos e propondo alternativas que otimizem a administração para a redução das despesas”, conclui Angélica.

Fonte: Lellocondomínios

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2252
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dicas-para-reduzir-o-valor-do-condominio/254568422

Informações relacionadas

Alexandre Callé, Advogado
Artigoshá 2 anos

Contratação de Empresas e Prestadores de Serviços ao Condomínio

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Moro em um residencial onde a cobertura que é minutos ,paga quase o dobro de um apartamento comum, mesmo a cobertura tendo tamanho maior e uma garagem a mais, não vejo isso como uma obrigação de pagar a mais que os outros, pois não é oferecido algo a mais em benefício para que seja cobrado a tal forma, eu pergunto; posso igualar juridicamente o valor dos apartamentos de tamanho comum? continuar lendo