Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Lista de documentos para lavratura de escritura pública

Segue a lista de documentos essenciais para a lavratura de escritura pública para posterior registro

Publicado por Bernardo César Coura
há 9 anos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS P/ LAVRATURA DE ESCRITURA DE BEM IMÓVEL

(Genérica, para Pessoa Física e Jurídica)

[Algumas referências: Lei Federal nº 10.406/2002 (Código Civil); Decreto-lei nº 147, de 03/02/1967 (Dívida Ativa da União); Lei Federal nº 5.869, de 11/01/1973 (Código de Processo Civil); Lei Federal nº 6.015, de 31/12/1973 (Lei dos Registros Publicos - LRP); Lei Federal nº 7.433, de 18/12/1985 (docs. P/ lavratura de escritura); Parecer Normativo da CGJ/SP, de 16/01/1986; Decreto Federal nº 93.240, de 09/09/1986 (regulam. Lei nº 7.433/85); Lei Estadual nº 10.705, de 28/12/2000, alterada pela Lei nº 10.992, de 21/12/2001 - (ITCMD); Comunicado 02/2002 da CGJ/SP (Cert. J. T.); Portaria nº 21 do M. R. Agr. E Instr. Especial nº Incra-2].

Favor ler com atenção. Se houver dúvida não deixe de pedir os esclarecimentos ao seu Tabelião.

1. CERTIDÃO DE PROPRIEDADE C/ NEGATIVA DE ÔNUS E ALIENAÇÕES, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis, atualizada (máximo 30 dias), EM NOME DO (S) OUTORGANTE (S);

2. CARTELA DO IPTU (original ou fotocópia autenticada) do ano 2015 ou Certidão de Valor Venal p/ 2015, expedida p/ Prefeitura Municipal;

3. DADOS PESSOAIS DAS PARTES:

Nome, RG, CPF/MF, Profissão, Endereço, Estado Civil, Data do Casamento, Regime de Bens adotado: apresentar fotocópia autenticada da certidão de casamento atualizada (máximo 90 dias) e, se houver, a Escritura de Pacto Antenupcial com a Certidão do Registro (Livro 3 - Auxiliar) do Registro de Imóveis do 1º domicílio do casal);

ATENÇÃO: Se uma das partes (seja vendedora ou compradora) mantiver União Estável, o Contrato que Regulamentar a União Estável (público ou particular) deverá serregistrado em dois locais, a saber: no 1º Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da sede (Livro E) e no Cartório de Registro de Imóveis do 1º domicílio dos conviventes (Livro 3 – de Registro Auxiliar).

4. CERTIDÕES PESSOAIS DOS TRANSMITENTES (Vendedores etc.):

4.1 * Distrib. Cíveis e de Família - Estaduais:... Últimos 20 anos;

4.2 * Distr. Cíveis (Exec. Fisc. Munic. E Estaduais):... Últimos 20 anos;

4.3 * Distribuidores Criminais - Estaduais:... Últimos 20 anos;

4.4 * Justiça do Trabalho[1] - Federal:... Últimos 20 anos;

4.5 * Distr. Ações/ Exec. (Cív., Crim. E Fisc.) – Fed.:. Últimos 20 anos;

4.6 * Distribuidores de Protestos:... Últimos 05 anos;

4.7 Certidão da Secretaria da Receita Federal do Brasil conjunta com a

Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

4.8 Interdições, Tutelas e Curatelas – do 1º Registro Civil de

Pessoas Naturais da Sede.

* do local do imóvel, vez que “nas ações fundadas em direito real sobre imóvel é competente o foro da situação da coisa...” (Art. 95, do CPC); e do domicíliodos alienantes;

* - válida na UF emissora.

* Se adquirido em período inferior a 20 (vinte) anos, apresentar, inclusive, as certidões referentes aos antecessores do (s) alienante (s).

Vide comentário sobre a Lei Federal nº 7.433/1985 e os prazos prescricionais.

- Solicitar pesquisa de processo extinto e em andamento!

Em existindo ações fundadas em direito real ou pessoal sobre o imóvel negociado, deverão ser apresentadas, ao adquirente, certidões em que constem especificamente o objeto e o andamento do feito, a fim de, efetivamente, ser esclarecida a situação jurídica do imóvel. Não bastam, portanto, certidões de distribuição que não esclarecem as particularidades dos feitos ajuizados.

Ressalte-se que não é a idoneidade nem a condição patrimonial do transmitente que são objetivadas, mas sim a existência em trâmite de ações fundadas em direito real ou pessoal sobre o imóvel negociado.

CERTIDÕES FISCAIS DO IMOVEL:

a- Negativa de Débitos de IPTU, da PM;

b- Negativa de Débitos Condominiais(quando for o caso), assinada p/ síndico (com firma reconhecida); e fotocópia autenticada da ata da assembléia de eleição do mesmo.

5. SE FOR PESSOA JURIDICA:

Estatutos Sociais de Constituição, alterações contratuais; atas de Assembléias, procurações, autorizações (quando for o caso) e cartão válido do CNPJ. Da transmitente: serão verificadas, via Internet, sua regularidade fiscal junto ao INSS, a SRF e a P. G. F. N, com emissão das respectivas C. N. Ds. - Certidões Negativas de Débitos.

SE FOR PESSOA FÍSICA: (ver se se enquadra nos termos da Lei do INSS/ Receita Federal, como empregador/ produtor rural).

6. OBSERVÂNCIA DA LEI nº 9.278, de 10/05/1996 (União Estável de Não Casados), quando o companheiro/ convivente, se houver, deverá comparecer ao ato de Assinatura da Escritura Pública; ou, quando for o caso, o Solteiro, o Divorciado, o Separado ou o Viúvo deverá declarar expressamente que: "não estabeleceu convivência pública, contínua e duradoura, com objetivo de constituição de família". Esta lei já consta da redação do Código Civil (Art. 1.723).

7. Apresentar o título que deu origem ao registro (escritura, sentença judicial, formal de partilha etc.), para que possam ser dirimidas eventuais dúvidas e/ou retificados eventuais erros do RI.

8. Outros Documentos relacionados a IMOVEL SOB DOMÍNIO DA UNIÃO (aforamento): Laudêmio, Autorização do SPU; IMOVEL RURAL: Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR de 2010 – 2014; Declaração do ITR 2014; os 05 últimos ITRs pagos ou Certidão da RFB; Memorial Descritivo e A. R. T. (superior a 100HA), Autorização do INCRA (para estrangeiros) etc.

9. Recolhimento do ITBI/ ITCMD.

Quando a transmissão for onerosa o imposto é devido à Prefeitura Municipal da localidade, quando gratuita ao Governo do Estado.

OBSERVAÇÕES:

A- Eventualmente serão requeridos outros documentos, tais como: certidão de esclarecimento da PM (mudança de numeração, confrontações etc.), talões de impostos prediais c/ antiga numeração, denominação de logradouro, área de construção, alvará de construção e/ou demolição, habite-se, plantas aprovadas, certificado de regularidade de edificação, CND/INSS, certificados de naturalização, alvarás de desdobros, edificação, demolição, certidões de casamento (c/ averbações ou não), de óbito etc.

B- As certidões mencionadas no item "4" poderão ser dispensadas pelo outorgado, o que Não é Recomendado; não obstante, em todas as hipóteses os outorgantes deverão prestar as declarações atinentes à Lei Federal nº 7.433/1985, mencionadas no início desta.

C- Todas as partes envolvidas, no ato da assinatura da escritura, deverão comparecer no Tabelionato, munidas de suas Cédulas de Identidades e de seus cartões do CPF/MF, nos Originais. Igualmente serão aceitos Passaportes, Carteiras de Ordens, de Conselhos, de Entidades, de Habilitação (Detran), desde que regulamentadas por lei e válidas em todo o território nacional.

A cédula de identidade (original) é o documento hábil para sua identificação, devendo permitir a confrontação da pessoa representada na fotografia com a pessoa do seu portador (evidentemente). Mantenha-a sempre em local seguro e apresente-a ao Tabelião de Notas ou à outras autoridades sempre que solicitado.

D- POUPE TEMPO:

Ao procurar o seu Tabelionato para elaboração de escrituras procure apresentar todos os documentos que estiver em sua posse; e quando houver necessidade de uma segunda visita, traga novamente todos os documentos anteriormente apresentados; pois o exame isolado dos papéis (fora do conjunto)poderá prejudicar a elaboração da escritura, retardando a sua lavratura e assinaturas.

Endereços Úteis para obtenção de certidões (em São Paulo – SP):

1- Distribuições Cíveis, de Família e Criminais - Estaduais:

Praça João Mendes s/ nº (Sé)... (Fórum João Mendes)

2- Distribuidores Cíveis (Executivos Fiscais, Municipais e Estaduais):

Praça João Mendes s/ nº (Sé)... (Fórum João Mendes)

3- Justiça do Trabalho - Federal:

Av. Marquês de São Vicente nº 235 (Barra Funda)... Tel: 11 3228-3447

4- Distrib. De Ações e Execuções Federais (Cíveis, Criminais e Fiscais) - Federal:

Rua José Bonifácio nº 237 (Sé)... Tel: 11 3107-4417

5- Prefeitura Municipal de São Paulo:

Vale do Anhangabaú nº 206 (ao lado da Galeria Prestes Maia).

6-Distribuidores de Protestos:

Rua 15 de Novembro nº 175 (Sé)... Tel: 11 3107-9436

Obs: Poupa tempo: Central de Atendimento ao Cidadão:... Tel: 0800 772 3633.

Algumas certidões poderão ser obtidas pela Internet. Informe-se.

Fonte: http://www.mundonotarial.org/docness.html

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78956
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lista-de-documentos-para-lavratura-de-escritura-publica/225440396

Informações relacionadas

CNJ afasta exigência de certidão negativa - CND - para registro de imóvel.

Advocacia Portugal e Brasil, Advogado
Artigoshá 8 anos

Certidões negativas indispensáveis à compra e venda de imóvel

Modelo de contrato de aluguel simples word para preencher - Atualizado

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-87.2018.8.13.0701 MG

O que é ônus da prova?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Wtleao@gmail.com, faz o seguinte comentário: É comumn o Cartório de RI elaborar escritura de imóvel que sabidamente não pertencente a outorgante. Diz-se isto porque lido com uma herança deixada a seus herdeiros há mais de 20 anos e os mesmos tem sido vilipendiados de grande parte dos bens da herança, cujos bens já foram escriturados por pessoas, diversas, sem mesmo lhe pertencer tais imóveis.
incluindo o Cartório da Comarca de Encruzilhada que efetivou Escritura Pública de parte de terras que pertencem a requerente deste comentário. A Justiça da Comarca em comento deixou, como se diz correr frouxo a atividade dos compradores e vendedores.
Se me fosse informado em que órgão devo pedir socorro paras as barbaridades que aqui refere.
Atte. Walter Torres de Leão.
O que eu gostaria que fosse oficiado ao MP da Comarca para que tomasse uma providência urgente. continuar lendo

tleao@gmail.com Leao
Neste instante

Wtleao@gmail.com, faz o seguinte comentário: É comumn o Cartório de RI elaborar escritura de imóvel que sabidamente não pertencente a outorgante. Diz-se isto porque lido com uma herança deixada a seus herdeiros há mais de 20 anos e os mesmos tem sido vilipendiados de grande parte dos bens da herança, cujos bens já foram escriturados por pessoas, diversas, sem mesmo lhe pertencer tais imóveis.
incluindo o Cartório da Comarca de Encruzilhada que efetivou Escritura Pública de parte de terras que pertencem a requerente deste comentário. A Justiça da Comarca em comento deixou, como se diz correr frouxo a atividade dos compradores e vendedores.
Se me fosse informado em que órgão devo pedir socorro paras as barbaridades que aqui refere.
Atte. Walter Torres de Leão. continuar lendo
1
Responder continuar lendo

muito útil para quem pretende comprar ou vender imoveis, parabens!! continuar lendo

É preciso respeitar a constituição e os direitos do ser humano ,.Não podemos forçar as pessoas a pagar impostos que não são relacionados ao imóvel em negócio. Causa Danos morais e multa para o órgão que infringir as leis não respeitando a Constituição. continuar lendo