Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Fiança é garantia escolhida por imobiliárias e proprietários em metade das locações

Segundo novo Código Civil, o fiador pode se desvincular da obrigação caso o contrato seja prorrogado a prazo indeterminado

Publicado por Bernardo César Coura
há 10 anos

Na hora de alugar um imóvel, não basta apenas adorar a casa ou o apartamento: é preciso ter alguém disposto a assumir as responsabilidades da fiança. Essa é uma garantia que pode colocar em risco o patrimônio daquele amigo ou parente de boa fé, caso você tenha algum imprevisto e não consiga pagar o aluguel. De acordo com Fernanda Guimarães, advogada especialista em direito do consumidor e autora do blog Diário de Consumo, ser avalista oufiador é uma grande responsabilidade, pois, legalmente, a pessoa se torna o ‘devedor’ e pode responder com o patrimônio caso o afiançado não pague.

Para se protegerem da inadimplência, imobiliárias e proprietários exigem garantias. Nesse caso, a fiança é escolhida em 50% dos aluguéis no Brasil por ano, enquanto caução e seguro fiança se revezam no segundo e no terceiro lugar, variando de 20% a 30%. A pessoa que se candidata como fiadora precisa ter algum patrimônio, como imóvel, carro ou lote. As exigências mudam de acordo com a política da imobiliária. Há empresas que pedem dois fiadores ou renda comprovada de três vezes o valor do aluguel e taxas. O nome do fiador também deve estar totalmente sem pendências.

De acordo com o Código Civil, o proprietário – através da imobiliária, geralmente – não é obrigado a aceitar fiador não domiciliado no município onde tenha de prestar a fiança. E, muitas vezes, a exigência é que ele tenha imóveis na cidade. Para Taíssa Bach e Rainer Rostirolla, gaúchos que moram em São Paulo há pouco mais de um ano e meio, a busca por fiador dificultou muito o acerto de contrato. E esse é um problema comum entre pessoas que se mudam de cidade e procuram imóvel para alugar. “Tivemos sorte: locamos o apartamento direto com o proprietário e deixamos uma caução de três vezes o valor do aluguel. É complicado encontrar alguém disposto a ser fiador. Temos amigos que fizeram seguro-fiança, bem oneroso”, comenta Taíssa.

De acordo com Sérgio Eduardo Martinez, advogado especialista em direito imobiliário, é importante ressaltar que existem outras formas de garantir a locação, sem colocar em risco o patrimônio do fiador caso haja algum imprevisto e não seja possível honrar o contrato. Há, por exemplo, o seguro-fiança prestado por companhias seguradoras de renome nacional e o depósito caução – que também pode ser feito pelas seguradoras –, quando o valor, geralmente de três a quatro locações, é depositado em uma caderneta de poupança, cujos titulares são ambas as partes, e que só pode ser movimentada com autorização dos dois ou por ordem judicial.

Fonte: http://revista.penseimoveis.com.br/noticia/2014/08/fiancaegarantia-escolhida-por-imobiliariasepr...

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1380
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fianca-e-garantia-escolhida-por-imobiliarias-e-proprietarios-em-metade-das-locacoes/136067200

Informações relacionadas

Bruno Zaramello, Advogado
Artigoshá 2 anos

Fiador casado: cuidados no contrato para evitar prejuízos

Lucas Marinho, Advogado
Artigoshá 6 anos

O contrato de locação de coisas e o Código Civil Brasileiro (CCB)

Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Qual é a diferença entre aval e fiança?

Karen Dognani, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Garantias Pessoais: O aval, a fiança e o garante solidário

Vânnia Costa, Advogado
Artigoshá 9 anos

Garantias da locação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)