Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Síndico deve fornecer imagens de câmeras de segurança solicitadas por morador

O morador ajuizou a ação diante da recusa do síndico em exibir as imagens. Em primeiro grau, o réu foi condenado a fornecer as imagens solicitadas pelo autor da ação

Publicado por Bernardo César Coura
há 3 anos

O dever de guarda dos documentos do condomínio compete ao síndico (artigo 22, § 1º, g, da Lei 4.591/64), a quem cabe, como decorrência desse dever, a obrigação de exibi-los.

Com base nesse entendimento, a 27ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um síndico a fornecer a um morador as imagens das câmeras de segurança interna do condomínio.

O morador ajuizou a ação diante da recusa do síndico em exibir as imagens. Em primeiro grau, o réu foi condenado a fornecer as imagens solicitadas pelo autor da ação. O síndico recorreu ao TJ-SP, sustentando sua ilegitimidade passiva por entender que o condomínio é que deveria figurar no polo passivo.

Isso porque, no entendimento do síndico, as imagens solicitadas pertencem ao condomínio e não a ele. O recurso foi negado pela turma julgadora, em votação unânime. O relator, desembargador Campos Petroni, observou que o dever de guarda das imagens é do síndico.

"Com relação à arguição de ilegitimidade passiva do síndico, não comporta acolhimento, pois o condomínio é parte ilegítima para figurar em ação de exibição de documentos, tendo em vista que é o síndico quem tem o dever de guarda dos documentos referentes ao condomínio", afirmou o magistrado.

No mérito, Petroni manteve a sentença de primeira instância e determinou o fornecimento das imagens ao morador: "Tendo o apelado comprovado sua condição de condômino, o pedido de exibição da documentação supramencionada é válido e regular, eis que se trata de documento comum às partes; não se justificando a recusa, pelo apelante, sob a alegação de que tal exibição causaria desconforto ou prejuízos à imagem ou à privacidade dos demais condôminos".

Processo 1011804- 94.2019.8.26.0223

Fonte: Conjur

www.bernardocouraadvocaciaimobiliaria.com

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1287
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindico-deve-fornecer-imagens-de-cameras-de-seguranca-solicitadas-por-morador/1178083006

Informações relacionadas

Carolina Gaspari Advocacia, Advogado
Artigoshá 4 anos

Quem pode ter acesso as imagens das câmeras do condomínio?

Quem pode ter acesso às gravações das câmeras no condomínio?

Notificação de Síndico Acesso a Câmeras de Segurança do Condomínio

Oscar Valente Cardoso, Juiz Federal
Artigoshá 3 anos

Sorria... Você Está Sendo Filmado! Câmeras de Vigilância e Proteção de Dados Pessoais

Dr Alexandre Chicre Alcântara, Advogado
Artigoshá 5 anos

Fornecimento de gravações de câmeras de segurança de empresas privadas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)