Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Fachada de condomínio pode ser alterada se houver mudança anterior

O condomínio alegou que a obra deveria ser retirada porque a construção feria o Código Civil, que proíbe o morador de alterar a fachada de sua unidade.

Publicado por Bernardo César Coura
há 8 anos

Promover alterações em fachadas de condomínios é proibido desde que nenhuma outra mudança tenha sido feita anteriormente. Com esse entendimento, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás negou recurso que queria obrigar a demolição de um muro construído por um dos moradores.

O condomínio alegou que a obra deveria ser retirada porque a construção feria o Código Civil, que proíbe o morador de alterar a fachada de sua unidade. O juízo de primeiro grau, porém, julgou o pedido improcedente, e o entendimento foi mantido pelo colegiado.

Para o relator da ação, juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad, o laudo pericial comprovou que outras unidades do condomínio mudaram as cores e construíram muros frontais. Assim, essas alterações extinguiram a harmonia visual usada como argumento pelo residencial para pedir a demolição do muro.

“Praticamente todas as edificações do condomínio sofreram mudanças, como criação de novos cômodos, edículas, aumentos laterais, construção de diversos tipos de muros, grades, todos, fechamentos na fachada com madeira ou policarbonato, mudanças nas tonalidades das pinturas das fachadas, etc”, afirmou o perito no laudo, citado pelo relator.

Fonte: Conjur

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações272
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fachada-de-condominio-pode-ser-alterada-se-houver-mudanca-anterior/342511367

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá Bernardo
Parabéns pelos posts interessantes que constantemente nos oferece!
Quanto a este referente a possibilidade de alteração de fachada, pergunto se saberia indicar alguma noticia ou jurisprudência acerca especificamente no caso de mudança de esquadria / janelas?
Desde já te agradeço.
Abs
Abraão continuar lendo