Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Ausência temporária não configura abandono de imóvel popular

A proprietária disse que teve de deixar o imóvel temporariamente para morar com a mãe, porque estava grávida e passava por complicações durante a gestação, também sustentou que deixou amigas residindo na casa para que o imóvel não fosse invadido por terceiros

Publicado por Bernardo César Coura
há 8 anos

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou pedido de reintegração de posse feito pela Caixa Econômica Federal de uma casa comprada por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), por uma moradora de Pelotas (RS).

Ao pedir a reintegração de posse, a Caixa argumentou que os imóveis adquiridos no FAR não podem ser vendidos e devem ser habitados pelos contemplados do programa. Segundo a Caixa, a casa em questão foi arrendada para terceiros o que, segundo o banco, caracteriza abandono do imóvel.

Já a proprietária disse que teve de deixar o imóvel temporariamente para morar com a mãe, porque estava grávida e passava por complicações durante a gestação. Ela também sustentou que deixou amigas residindo na casa para que o imóvel não fosse invadido por terceiros.

O pedido da Caixa Econômica Federal foi negado em primeira instância. De acordo com o juiz federal Cristiano Bauer Sica Diniz, da 2ª Vara Federal de Pelotas, não foi comprovado efetivo abandono.

Após recurso do banco, o TRF-4 manteve a sentença. Em seu voto, o relator do processo, desembargador federal CândidoAlfredo Silva Leal Junior, disse que as provas nos autos não deixam dúvida de que a mutuária não abandonou o imóvel. Ele também ressaltou que ela era vista com regularidade no endereço.

“Considerando que não foi demonstrado o descumprimento das obrigações contratuais assumidas de forma a caracterizar o esbulho noticiado na inicial, impõe-se o julgamento de improcedência do pedido de reintegração de posse”, concluiu.

Fonte: Conjur

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações445
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ausencia-temporaria-nao-configura-abandono-de-imovel-popular/304748978

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabenizo a Decisão Desses Orgãos Competentes continuar lendo