Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Entenda o que é taxa de evolução da obra e por que é ilegal

A taxa de evolução nada mais é, na verdade, do que os juros cobrados pelos bancos das construtoras.

Publicado por Bernardo César Coura
há 9 anos

Você sabia que quando o consumidor compra um imóvel ainda na planta, ele paga uma taxa de evolução da obra durante o período de construção da mesma? A taxa custa, em média, 2% sobre o valor do apartamento e é cobrada na fase de edificação do imóvel.

A taxa de evolução nada mais é, na verdade, do que os juros cobrados pelos bancos das construtoras. Eles são decorrentes do empréstimo que a construtora faz com o banco para financiar o empreendimento. O objetivo da cobrança é pressionar as construtoras inadimplentes com a Caixa Econômica a não atrasarem a entrega do empreendimento.

A cobrança da taxa deve estar detalhada no contrato de compra e venda do imóvel.

Essa cobrança da taxa é considera legal, mas deve respeitar alguns parâmetros.

Regras para cobrança da taxa de evolução

A cobrança da taxa de evolução da obra passa a ser ilegal quando o consumidor continua a pagá-la mesmo após o prazo no contrato para a entrega das chaves. Isso quer dizer que, caso a construtora não cumpra o prazo de entrega do empreendimento estabelecido no contrato, ela não pode mais cobrar a taxa dos compradores.

A ilegalidade da cobrança também é verificada quando o consumidor não é informado sobre a mesma no momento da compra. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, antes de fechar qualquer negócio, o consumidor precisa ter todas as informações sobre o produto, inclusive eventuais cobranças adicionais.

Ainda segundo as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor, a cobrança da taxa de evolução deve estar detalhada no contrato de compra e venda do imóvel.

Em relação aos juros que incidem sobre a taxa de evolução, eles devem seguir apenas a correção do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Qualquer cobrança de juros remuneratórios é considerada ilegal. Ainda assim, a correção pelo INCC pode ser contestada porque o índice é variável e calculado mês a mês, não deixando claro ao consumidor o quanto efetivamente ele vai pagar de taxa.

Devolução da taxa de evolução

O consumidor que quiser contestar a cobrança da taxa de evolução deve, em primeiro lugar, registrar uma reclamação formal junto a construtora, solicitando a suspensão da cobrança e a devolução dos valores pagos indevidamente. Ele tem um prazo de três anos após o pagamento total para reclamar em juízo.

Em caso de atraso na entrega da chave, a cobrança da taxa deve ser suspensa imediatamente. Essa é a principal causa que leva os consumidores a entrarem na Justiça contra a cobrança.

Em caso de processo judicial, este deve ser movido contra a construtora. Em caso de ganho de causa, o consumidor recebe os valores pagos em dobro. A devolução do valor abusivo deve acontecer de uma vez só, em até 15 dias após a decisão judicial. Os valores devem ser corrigidos com os encargos devidos.

Após o fim do prazo de 15 dias, a construtora deve pagar ainda um acréscimo de 10% de multa e, se não for pago, os bens da mesma podem ser penhorados.

Fonte: vivoseudinheiro

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1812
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29831
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-o-que-e-taxa-de-evolucao-da-obra-e-por-que-e-ilegal/241523113

Informações relacionadas

Vinícius Gomes Barros, Advogado
Artigoshá 3 anos

Taxa de evolução de obra: tudo o que você precisa saber

Nair Eulália Ferreira da Costa, Advogado
Artigoshá 10 anos

Comprou um imóvel e está pagando Taxa de Evolução de obra?

Tatiane Rodrigues Coelho, Advogado
Artigosano passado

O que acontece se não pagar a evolução de obra?

Notíciashá 14 anos

STJ confirma: cobrar juros antes de entregar imóvel é ilegal

MAURÍCIO CORREIA ADVOGADO , Advogado
Artigoshá 3 anos

Juros de obra: O que é juros de obra e quando (se) devo pagar?

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

bom dia esse valor pode ser mais alto que o valor da prestação do apartamento (não estou no apartamento ainda)... tipo a parcela ficou em 616,32 a cobrança de taxa de obra veio 753,13 continuar lendo

Bom dia!
Recebi minhas chaves em 19/03/21 e percebi que neste mês de Abril ainda estão cobrando a evolução de obra, que debita automaticamente da minha conta Caixa. Contatei a Caixa Econômica que me informou que independente de o habite-se ter saído e de eu ter recebido as chaves no mês passado, a obra de outros apartamentos do mesmo condomínio ainda estão em fase de obra e que o meu desconto continuaria por esse motivo. Gostaria de saber se isso é legal, porque na minha cabeça a cobrança seria indevida. continuar lendo

Dayane, essa cobrança é abusiva sim.

Independentemente da continuidade da obra em outros prédios, não é permitida a cobrança.

A evolução da obra é sobre o seu prédio, e não sobre o condomínio como um todo. E, mais especificamente, é sobre o seu apartamento, em que já teve entrega das chaves.

Após isso, o correto é apenas o pagamento do financiamento em si, não sendo mais permitida qualquer cobrança relativa à obra (que já finalizou). continuar lendo

Na afirmativa:
"Em relação aos juros que incidem sobre a taxa de evolução, eles devem seguir APENAS a correção do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)."

Há alguma Lei ou texto jurídico que fundamenta essa argumentação ? Pode me explicar um pouco mais ?

Pois no meu caso, a Caixa disse que essa Taxa de Obras e o Financiamento será corrigida pela TR.

Isso pode ocorrer ?

Agradeço desde já continuar lendo

Gostaria de saber também, da parcela de 03/2023 para a parcela de 04/2023 eles aumentaram 50% do valor da evolução, isso é maior do que a taxa de juros anual e a minha obra só aumentou 6% nesse mês. continuar lendo

Comprei um apartamento em certa construtora e a entrada eu parcelei direto com a mesma. Eles cobram INCC sobre o valor acumulado. Comecei pagando 458 reais e hoje estou na 17ª parcela e estou pagando 560 reais. Queria saber se estou sendo lesado. A construtora disse que é o certo. continuar lendo