Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Compra do primeiro imóvel tem desconto de 50% no registro e escritura

Pouco conhecida dos consumidores, a Lei 6.015/73, traz benefícios aos adquirentes do primeiro imóvel residencial, se realizado através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Publicado por Bernardo César Coura
há 9 anos

Pouco conhecida dos consumidores, a Lei 6.015/73 (Lei de Registros Publicos) traz aos adquirentes do primeiro imóvel residencial, se realizado através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o benefício de um desconto de 50% no pagamento de emolumentos de registro e escritura.

Vale frisar que o benefício se aplica apenas a quem faz a compra do primeiro bem imóvel residencial pelo SFH e no valor de até R$ 500 mil. Para comprovar a condição de primeira aquisição, o comprador pode requerer no registro imobiliário de onde reside certidão negativa de propriedade. Alguns cartórios exigem que o adquirente faça uma declaração de que é a primeira compra pelo SFH. Vale ressaltar que o declarante (comprador do imóvel) responde civil e criminalmente pela veracidade das informações prestadas.

Outra forma de comprovar a condição de primeiro imóvel é requerer à Caixa Econômica Federal (CEF) o fornecimento de certidão de que aquele é o primeiro imóvel adquirido pelo SFH.

O desconto não pode ser obtido como reembolso e deve ser solicitado antes de efetuar o registro. Desta forma, o adquirente que se enquadre na Lei deve solicitar o benefício por escrito ou através de requerimento próprio no cartório.

Porém, mesmo quando comprovada a condição, alguns cartórios resistem em aplicar tal lei. Assim, para aqueles que tiverem seu direito impedido, devem prestar queixa na Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), órgão responsável pela fiscalização aos cartórios. Se negado, com estes documentos em mãos, o adquirente pode ingressar em juízo visando à obtenção de medida liminar para fazer valer seus direitos, ou optar em quitar os emolumentos de forma integral, e ai sim, requerer a restituição dos valores cobrados a maior.

Alguns cartórios, aos serem questionados sobre o desconto, informam que cumprem a lei, porém, quando se trata de alienação fiduciária (modalidade em que o bem, como garantia, é transferido ao credor (banco) e o comprador (adquirente), passa a ter em quanto perdurar o financiamento somente posse indireta do bem.

Quitado o imóvel, o mesmo é transferido ao adquirente. Os cartórios alegam de forma errônea que a lei não se aplica nestes casos. Segundo a tese dos cartórios, o bem fica em nome do banco e desta forma estariam sujeitos a Lei 9.514/97, a qual foi criada pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e, por isso, não se enquadraria o SFH.

Contudo, é possível utilizar o SFH com a alienação fiduciária. Possibilidade prevista no art. 51 da Lei 10.931/2004. A alienação fiduciária é uma forma de garantir uma operação e em nada muda a aplicabilidade do artigo 290, da Lei de Registros Publicos. Basta, apenas que seja a primeira compra, que seja pela SFH e que seja residencial. Ou seja, independe da forma de operacionalizar a compra o consumidor faz jus ao benefício.

Fonte: Jusnavigandi

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3287
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/compra-do-primeiro-imovel-tem-desconto-de-50-no-registro-e-escritura/221979751

Informações relacionadas

Lorraine Ribeiro, Advogado
Notíciashá 3 anos

Descontos de 50% ou mais nas despesas cartorárias na compra do seu 1º imóvel, como conseguir?

Como obter o desconto de 50% para o registro do primeiro imóvel

Rafael de Sá Loreto, Advogado
Modeloshá 6 anos

Contrato de Sociedade em Conta de Participação - SCP

Bruna Marcondes, Advogado
Artigosano passado

Adquiriu um imóvel por meio de Consórcio? Saiba quais são seus direitos no ato do registro.

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 6 anos

Passo a passo de como obter 50% de desconto no registro do primeiro imóvel

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

isso pra mim sim e novidade!!!prometo que vou divulgar pras pessoas que desconhecem esse direito!!! continuar lendo

Boa tarde Bernado!
Recentemente adquiri um imóvel financiado pela SFH e fui registra-lo no cartório da minha cidade, porém ao solicitar os 50% conforme trata o Art 290 da Lei 6015/73, eles me concederam tal desconto somente em cima do valor financiado e sobre o restante aplicaram o valor de 100% da tabela de custas. Diante do exposto gostaria de saber se o supracitado desconto é exclusivo ao valor financiado ou incide sobre sua totalidade. continuar lendo

Boa tarde, sou adquirente de primeiro imóvel pelo SFH, financiado pelo Banco do Brasil, porém no contrato não cita que (compradores de PRIMEIRO IMÓVEL pelo SFH) e o cartorário quer cobrar mais caro por isso. o que fazer??? continuar lendo