Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Cobrança de taxa de corretagem no programa Minha Casa, Minha Vida é legal?

A taxa varia de 6% a 8%. Só no momento da assinatura ou, na maioria das vezes, após fechar o contrato, que o mutuário tem o conhecimento do pagamento da taxa indevida. O pagamento é possível apenas quando o comprador contrata o profissional para auxiliar na procura da casa própria

Publicado por Bernardo César Coura
há 9 anos

É proibida a cobrança de taxa de corretagem nos programas Minha Casa, Minha Vida. Essa cobrança já gerou, inclusive, ação do Ministério Público Federal contra construtoras no Espírito Santo e foi gerado um termo de ajustamento de conduta para que o problema seja corrigido.

A taxa de corretagem nada mais é do que a cobrança da comissão do corretor do comprador, o que é considerado irregular porque, segundo entendimento da Justiça, a construtora ou incorporadora é que deve pagar pelos serviços.

A taxa varia de 6% a 8%. Só no momento da assinatura ou, na maioria das vezes, após fechar o contrato, que o mutuário tem o conhecimento do pagamento da taxa indevida. O pagamento é possível apenas quando o comprador contrata o profissional para auxiliar na procura da casa própria.

A orientação é que o comprador procure a construtora e faça a solicitação da devolução do valor pago pela taxa. Se não houver acordo, deve procurar a Justiça e entrar com um processo. A maioria dos casos é resolvido em primeira instância e com ganho para o comprador.

O dinheiro deverá ser restituído em dobro, além de ser acrescido de correção monetária e juros. A devolução deve ocorrer em uma única vez, no prazo máximo de 10 dias e corrigida com os devidos encargos.

Veja outras taxas cobradas pelas construtoras consideradas abusivas pelo Procon

1 - Sati

É cobrado o percentual de 0,88% sobre o valor do bem por imobiliárias sob a alegação de existência de custos de assistência técnica e jurídica para fechar o contrato. Exemplo: em um imóvel no valor de R$ 300 mil, a taxa SATI vai custar R$ 2.600. Segundo Procon, a cobrança pode ser considerada abusiva se a cobrança for obrigatória. A construtora é obrigada a consultar o cliente para saber se ele aceita pagar a despesa, antes de incluir o valor no contrato.

A taxa de confecção de contrato, que normalmente está inclusa na SATI, também é questionável, pois o contrato é padrão. Essa despesa é inerente à atividade da construtora e deveria já estar incluída em seus custos.

2 - Assessoria imobiliária

A obrigação de pagar pela assessoria imobiliária é do próprio vendedor e não do novo proprietário do imóvel. A exceção é feita no caso de comum acordo entre as partes, com todos os esclarecimentos e retificações no contrato.

3 – Transferência do imóvel (Cessão do Contrato ou de Renúncia) Quando o mutuário tenta transferir o imóvel em construção para outra pessoa, para que ela assuma as prestações do financiamento, ele encontra outra surpresa. Para que a venda seja concretizada, as construtoras costumam impor o pagamento da taxa chamada 'Cessão do Contrato ou de Renúncia', que equivale a 3% do valor da propriedade. O Procon orienta que os prejudicados contestem a cobrança na Justiça.

4 - Taxa de interveniência

Ela se refere ao pagamento que, em alguns casos, é de 2% do financiamento, quando o comprador não aceita a financeira parceira da incorporadora. Sua imposição é considerada venda casada, e os órgão de defesa do consumidor, condenam a cobrança.

5 - Taxa de administração

Os bancos alegam que é cobrada essa taxa pelo serviço administrativo e na manutenção do contrato de financiamento. Embora a legislação determine que o limite cobrado seja de até 2% e apenas nas 12 primeiras prestações, algumas instituições chegam a cobrar de 20% a 30% da tarifa durante todo o financiamento.

Fonte: CBN

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1812
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2322
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-de-taxa-de-corretagem-no-programa-minha-casa-minha-vida-e-legal/188561548

Informações relacionadas

Réplica - TJSP - Ação Pagamento Indevido - Procedimento do Juizado Especial Cível

Janaina Dihl Advogados, Advogado
Artigoshá 10 anos

Programa Minha Casa Minha Vida e a Comissão de Corretagem

Joice Raddatz, Advogado
Artigoshá 10 anos

Cobrança de Comissão de Corretagem pode ser indevida

Petição Inicial - TJSP - Ação de Revisão, Alteração e Declaração de Nulidade de Cláusulas Contratuais c/c com Devolução de Quantia Paga - Programa minha Casa minha Vida - Procedimento Comum Cível

Anderson Morais, Advogado
Artigoshá 7 anos

Comissão de corretagem na compra de imóvel pelo Programa Minha Casa Minha Vida é ilegal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)