Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Dona de imóvel demora sete anos para conseguir título

Publicado por Bernardo César Coura
há 9 anos

Após sete anos e uma série de contratempos judiciais, a dona de um apartamento na capital paulista conseguiu somente agora o direito de ter reconhecido o título da propriedade. A Justiça de São Paulo cancelou o decreto que mantinha o imóvel indisponível depois que a empresa responsável pela construção faliu sem ter passado a escritura para o nome da proprietária.

A compra ocorreu em 2004, mas sem o título ela ficava impedida de locar o apartamento, vendê-lo ou ainda usá-lo como garantia. A demora ocorreu porque, além de conseguir decisão favorável na 7ª Vara Cível da capital, onde ajuizou ação para cobrar o direito de ter o bem transferido em seu nome, tramita na 15ª Vara Cível outro processo no qual a massa falida penhorou todos os imóveis que não apresentavam escritura, como garantia aos credores.

“É uma ação de alta complexidade, porque decisões conflitantes poderiam fazer até que o imóvel fosse a leilão”, aponta o advogado Cid Pavão Barcellos, do escritório Barcellos Advogados Associados, que atuou no caso com a advogada Luciana Foltran.

No meio da discussão, houve ao menos dois problemas. A construtora não constituiu advogado no processo da 7ª Vara, fazendo com que a localização da parte levasse um tempo significativo. Outro motivo para a demora: durante o pagamento das parcelas, houve mudança no banco financiador. A instituição bancária que comprou a carteira levou três anos para fornecer o termo de quitação do imóvel.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2014-mai-02/dona-apartamento-demora-sete-anos-conseguir-titulo-imovel

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações104
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dona-de-imovel-demora-sete-anos-para-conseguir-titulo/147722345

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)