Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Caixa define regras para portabilidade de crédito do FGTS

Regras sobre a portabilidade do crédito imobiliário

Publicado por Bernardo César Coura
há 10 anos

Entrou em vigor as regras que permitem a portabilidade de crédito imobiliário com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com isso, o trabalhador poderá levar o financiamento de um imóvel de um banco para outro que lhe ofereça melhores condições, como taxa de juros menores e prazos maiores. Os critérios e procedimentos operacionais para a portabilidade estão naCircular 650, publicada pela Caixa Econômica Federal no Diário Oficial da União.

A circular lista os procedimentos operacionais, após o Conselho Curador do FGTS ter aprovado, em março, a portabilidade. No ano passado, a Lei 12.810/2013 e a Resolução 4.292/2013 do Conselho Monetário Nacional definiram novas regras sobre portabilidade de crédito, mas era necessária a aprovação do Conselho Curador do FGTS para o caso específico dos financiamentos em que os bancos usam o fundo como fonte de recursos para oferecer os empréstimos.

De acordo com a circular, os bancos podem reduzir o ganho com os juros e a taxa de administração cobrados dos clientes para incentivar a portabilidade. O valor e o prazo da operação não podem ser superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito. Outra regra é que o sistema de amortização da operação do crédito objeto da portabilidade não pode ser alterado.

Se houver divergência entre as informações enviadas pelos bancos, a Caixa poderá rejeitar a transferência da dívida ou solicitar a complementação de informações. De acordo com a circular, os motivos que podem implicar a negativa da transferência da dívida são o não recebimento de informações dos bancos envolvidos e fornecimento de dados cadastrais e financeiros inconsistentes.

A circular reforça que o custo operacional acordado entre as instituições financeiras para fazer a portabilidade não poderá ser cobrado ou repassado ao devedor. As novas regras de portabilidade entram em vigor no dia 5 de maio. Com informações da Agência Brasil.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2014-abr-22/caixa-define-regras-portabilidade-credito-imobiliario-fgts

  • Sobre o autorAdvogado Especialista em Direito Imobiliário, Direito Contratual e Condominial
  • Publicações1558
  • Seguidores1814
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4276
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caixa-define-regras-para-portabilidade-de-credito-do-fgts/147591715

Informações relacionadas

Nair Eulália Ferreira da Costa, Advogado
Artigoshá 7 anos

ITBI e registro grátis na compra do primeiro imóvel. Mito ou verdade?

Petição Inicial - TJSP - Ação de Indenização por Danos Morais, e Indenização na Perda de Tempo Útil - Procedimento Comum Cível

Hiago Rodrigues de Oliveira, Advogado
Artigosano passado

Seguro Prestamista: é permitido nos contratos bancários?

Advogado Atualizado
Artigoshá 3 anos

Empréstimo consignado via cartão de crédito é ilegal e abusivo

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fiz a compra de um apartamento com a caixa econômica federal e o contrato diz que foi utilizado recursos de fgts,
Tentei fazer portabilidade do meu financiamento para o banco Itau e segundo eles não é possível pelo motivo de ter sido utilizado recursos de fgts...

Gostaria de saber se consigo de alguma forma levar para outro banco meu financiamento?

11 9 9926-1340 continuar lendo

Olá José, boa noite.
Você conseguiu resolver?
Estou com a mesma dificuldade com o Itau...
Obrigada, continuar lendo

Olá, bom dia! Estou com o mesmo problema...você conseguiu resolver? Obrigada. continuar lendo

Boa noite,

Me encontro na mesma situação, a sensação é que estamos reféns da caixa, se alguém conseguir resolver poderia ajudar a gente. continuar lendo

Alguem conseguiu? continuar lendo

Como devo fazer para fazer portabilidade do meu apartamento para caixa continuar lendo

Olá, recentemente foi negado pela Caixa onde tenho um financiamento imobiliário no Pro Cotista a minha solicitação de portabilidade para o Santander. Achei um absurdo, estou procurando formas de resolver esse problema.

Se alguém puder me ajudar.
Fred.mcd@hotmail.com continuar lendo

O Santander aceitou pro cotista ? Bradesco negou por ser dessa modalidade. continuar lendo

Infelizmente até o momento não consegui continuar lendo